voltar há 2 semanas atrás | 1139 leituras

Samsung Galaxy Note 8 vs. iPhone 8

De um lado, o novo flagship da Samsung, cheio de novidades. Do outro lado, o novo e inovador topo de gama da Apple, melhor do que nunca.

Entre ambas, seja qual for a marca de eleição, uma coisa é certa, quem tiver na sua posse um exemplar de um destes dois modelos tem em mãos um dos smartphones mais poderosos de sempre.

Ainda não conhece o Samsung Galaxy Note 8 nem o iPhone 8?

Nós, na Magazine, apresentamos o confronto do ano e vamos dar a conhecer a fundo todas as novidades e funcionalidades de ambos os modelos, que vieram para revolucionar o universo dos smartphones.

 

 

DESIGN

Tamanho

O Samsung Galaxy Note 8 é maior que o iPhone 8 em todas as dimensões, mas na verdade a diferença não é nada de relevante. Ambos os smartphones apresentam grande mobilidade e manuseamento.

Uma vez na mão, a diferença entre estes dispositivos não será sequer notada.

 

Peso

O modelo Samsung é mais pesado do que o modelo iPhone, havendo uma diferença de quase 50 gramas de um modelo para o outro.

De relevar que, quando segurados em simultâneo, torna-se impossível perceber tal diferença.

 

Cores

Ambas as marcas optaram por não alterar muito as paletas de cores, mantendo-se pelos metálicos e as cores neutras – ainda que marcantes.

O iPhone chega ao mercado com um leque maior de cores, o cinzento sideral, o prateado e o dourado.

Já a Samsung, manteve a discrição, lançando o Galaxy Note 8 em apenas dois tons: o preto e o dourado.

 

Tamanho do Visor

Quanto ao tamanho do visor, o Galaxy Note 8 da Samsung, possui um display com cerca de 16 centímetros o que, para um smartphone, é um tamanho notável.

Já o iPhone 8, é um pouco menor, ainda que, em utilização não seja algo considerável.

Ambos os dispositivos garantem ao utilizador grande liberdade de interação e garantida imersão nos conteúdos visualizados.

 

Resolução de Ecrã

Neste aspeto, o Samsung Galaxy Note 8 tem, sem qualquer dúvida, o melhor ecrã do mercado. Este, é o primeiro da gama Galaxy Note com Infinity Display, para que o utilizador junte ao revolucionário display o poder da S Pen.

Já o iPhone 8, chega com um ecrã um pouco mais pequeno, mas com uma resolução igualmente satisfatória e um dos melhores da gama iPhone até então.

 

 

HARDWARE

Stylus

O Samsung Galaxy Note 8 é compatível e sensível à S Pen, o utensílio que permite aos utilizadores dos modelos Note serem criativos e produtivos e que vem incluída na compra do smartphone.

Como já não é novidade, este novo iPhone não suporta Apple Pencil, a stylus da Apple, utilizada apenas em modelos de iPad.

 

Câmaras

Em relação às câmaras, o iPhone 8 possui uma câmara traseira simples, de 12 megapixeis, com abertura de ƒ/1,8 e zoom digital até 5x. Esta nova câmara tem um sensor maior e mais rápido, um novo filtro de cores, píxeis mais profundos e um sistema de estabilização ótica de imagem que atua em fotos e vídeos.

Já o Galaxy Note 8 tem tecnologia dual cam: dois sensores traseiros de 12 megapíxeis, uma lente grande angular e outra teleobjetiva. A lente teleobjetiva tem zoom ótico de 2x de e ambas as câmaras usufruem de um estabilizador de imagem ótico para captar com estabilidade – mesmo com zoom.

As similaridades entre os smartphones refletem-se nas fotos de alta qualidade, graças ao facto de ambos possuirem efeitos que simulam a profundidade de campo de câmaras profissionais.

Quanto às câmaras frontais, o iPhone 8 conta com uma câmara de 7 megapíxeis e o Galaxy Note 8 tem uma leve vantagem neste quesito, possuindo uma câmara de 8 megapíxeis, mas que, na prática, a diferença é mínima.

 

Sensores

Estes são os sensores que permitem que os dois modelos se consigam destacar ainda mais pela positiva. Graças a eles, ambos os modelos possuem um conjunto de funções que os tornam mais práticos e, principalmente, seguros.

Entre as funções estão o reconhecimento da iris ou o desbloqueio do ecrã através de impressão digital.

 

 

SOFTWARE

Sistema Operativo

O iPhone corre – como já é de esperar – o mais recente e poderoso de sempre sistema operativo móvel da Apple, o iOS 11.

Já o Galaxy Note 8, executa o Android Nougat, versão 7.1.1, ao mesmo tempo que corre a interface TouchWiz da Samsung.

 

 

PERFORMANCE

Memória RAM

Este novo topo de gama da Apple contém, apenas, 2 GB de memória RAM, enquanto que o flagship da Samsung tem o triplo da memória RAM do concorrente.

Isto ocorre, pois os sistemas operacionais destes dois dispositivos móveis utilizam a RAM de formas distintas, sendo que o Galaxy Note 8 necessita de mais memória por ter recursos que o sobrecarregam mais, nomeadamente as ferramentas de desenho e escrita.

 

Bateria

Quanto à bateria, a Samsung afirma estimativas de mais oito horas quanto à vida da bateria, face ao modelo da Apple.

De destacar que, ainda assim, estes são valores estimados. Uma carga completa providenciará um dia inteiro de utilização em qualquer um dos dois dispositivos – sempre dependente de todos dos processos que existirem a decorrer em simultâneo.

 

Armazenamento

Os dois dispositivos possuem 64GB de memória interna o que possibilita ter um maior número de aplicações instaladas, mais fotografias guardadas e uma utilização mais livre em ambos os dispositivos.

 

 

 

Feitos a pensar no utilizador

Não podem haver dúvidas de que nos encontramos na presença de dois smartphones dignos de serem “êxito de bilheteira”.

De um lado, um Samsung Galaxy Note 8, que vem cheio de novidades, ainda mais direcionado para a experiência do utilizador e para ser parte do seu quotidiano – seja ele mais profissional ou de lazer.

Do outro lado, um iPhone que, apesar de ter chegado a par de dois outros modelos Apple, ainda mias poderosos que ele, não deixa desiludir. Focado, também ele, na experiência do utilizador, este é um smartphone que se adequa igualmente a qualquer estilo de vida.

Estes dois modelos têm o cerne, no que toca a abordagens das fabricantes, diferenciando-se nos pequenos pormenores e atributos característicos de cada marca.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO