Review: Samsung Galaxy S8

voltar

Qui, 06/04/2017 - 11:58

O seu novo… tudo!

Depois dos acontecimentos que levaram à recolha mundial do Galaxy Note 7 em 2016, a Samsung apresentou no final do mês de março aquele que é o novo topo de gama da marca sul coreana.

O novo ecrã “Infinity” é parte essencial do design vanguardista deste smartphone que não só sai da caixa como literalmente a elimina.

Possuí características de destaque, como é visível através do leitor de íris; capacidade de reconhecimento facial; câmara frontal de 8 megapixéis ou processador de 10 nanómetros. Porém, é a sua “inteligência” que o leva mais além, sendo o melhor exemplo da mesma a sua nova assistente pessoal, a Bixby.

O Galaxy S8 promete quebrar barreiras e revolucionar definitivamente o conceito de smartphone ao ser o primeiro a criar e integrar-se num ecossistema de comunicações, dispositivos e serviços. Está pronto para conhecê-lo melhor?

 


Quando menos é mais. Muito mais!

O novo Infinity Display mantém as suas laterais curvas, transbordando cor, brilho e vida pelo chassis de alumínio do Galaxy S8. De modo a permitir que o ecrã ocupasse o máximo possível da superfície do smartphone, a Samsung tornou o “home button” invisível através de uma combinação entre software e hardware, mantendo a forma de funcionamento tradicional do mesmo através de um sensor de pressão.

 

Ambos os modelos surgem em três cores: preto meia-noite, cinzento orquídea e prateado

 

Com a dianteira do smartphone ocupada quase na totalidade pelo ecrã, resta a parte traseira para que os amantes da cor e do design possam optar entre um acabamento em preto meia-noite, cinzento orquídea ou prateado. É também na parte detrás do S8 que se situa o sensor de impressão digital, reposicionado para disponibilizar mais espaço ao ecrã.

Se pelo seu design, ecrã curvo ou acabamentos em alumínio considera este smartphone algo frágil, desengane-se, pois possui certificado IP68, sendo assim comprovadamente resistente à poeira e à água durante 30 minutos e até 1,5 metros de profundidade.

Um ecrã infinito que vai mais além

A “obsessão” da Samsung com o ecrã é totalmente compreensível e justificável, obsessão esta que vai muito além do design pela estética em si, tendo em conta o que realmente importa na utilização de um dispositivo móvel: a funcionalidade.

Ambos os modelos foram redesenhados de dentro para fora, o que permitiu criar um ecrã maior que oferece maior imersão.

 

Seja no Galaxy S8 ou S8+, os novos smartphones da Samsung apresentam os maiores ecrãs de sempre para dispositivos das suas dimensões, 5.8”com 570 ppi e 6.2” com 529ppi respetivamente.

Com mais meio milhão de pixéis do que o melhor ecrã presente em smartphones da marca e, dadas as dimensões do Infinity Display, é agora possível ver mais conteúdo com menos scroll.

Realidades como enviar mensagens enquanto vê simultaneamente um vídeo, ou analisar um conteúdo com maior detalhe sem ser necessário recorrer à opção de full screen são agora possíveis de concretizar, facilitando assim o dia-a-dia dos utilizadores.

Preparada para tudo

Tirar uma fotografia é um ato relativamente simples, contudo, é facilmente comprovável que muitas das vezes a qualidade das imagens não está de acordo com a emoção do momento. Com os novos S8 e S8+, esta discrepância é reduzida ao mínimo.

A câmara principal tem 12 megapixéis e, para que mesmo em ambientes com fraca luminosidade as suas fotografias brilhem, o sensor de duplo píxel e a abertura de lente de F1.7 aliados a uma focagem rápida e assertiva asseguram imagens de qualidade.

 

A câmara principal garantem imagens nítidas, brilhantes e de grande qualidade mesmo em ambientes de fraca luminosidade

 

Para que as suas memórias vivam de forma tão nítida no ecrã como na sua memória, o processamento de imagem avançado dos novos Galaxy combina múltiplas fotografias numa só, para que o resultado final seja dotado de um nível de qualidade singular.

Para os experts da fotografia, os Galaxy S8 e S8+ dispõem do modo de fotografia Pro, onde é possível controlar a câmara do telemóvel como se de uma máquina fotográfica analógica se tratasse, alterando definições de ISO, velocidade do obturador, equilíbrio de brancos ou exposição.

Muitos dos melhores momentos na vida ficam eternizados em forma de selfie, por isso, a Samsung aprimorou a câmara frontal que passa agora a contar com auto focus inteligente, multi-frame para imagens mais nítidas e claras e 8 megapixéis de resolução.

Se é mais fã de vídeos do que de fotografia, saiba que tanto o Galaxy S8 como o S8+ possuem capacidade para filmar em 4K.

Segurança Máxima!

A Samsung tem a segurança como uma das suas maiores preocupações, por isso, os novos topo de gama da marca apresentam características únicas que conseguem fazer do utilizador a própria password para aceder ao smartphone.

Além das habituais passwords, códigos PIN, desenhos de padrão de desbloqueio ou impressão digital, os novos Galaxy S8 permitem o desbloqueio através da leitura de padrões da íris.

Sem em vez de recorrer à leitura de íris para aceder ao smartphone preferir o reconhecimento facial, fique sabendo que também é possível, bastando para isso levantar o smartphone como se fosse tirar uma selfie.

 

A leitura da íris e o reconhecimento facial são as grandes novidades que fazem do utilizador a password de desbloqueio do S8 e do S8+

 

Como a segurança não se define apenas pela facilidade com que se acede ao smartphone uma vez bloqueado, a Samsung desenvolveu um sistema de alta segurança aprovado por diversas instituições a nível mundial, o Samsung Knox.

Este sistema permite que o smartphone tenha o seu hardware e software protegido em tempo real através de 5 níveis de segurança.

 

O Samsung Knox é o sistema de segurança, desenvolvido pela marca sul-coreana, que permite proteger tanto hardware como software até cinco níveis de segurança

 

Através do mesmo é possível guardar os ficheiros mais importantes numa pasta de acesso restrito que, caso o utilizador prefira, pode ficar visível apenas para si próprio.

Um “phone” verdadeiramente “smart”

Os Galaxy S8 e S8+ vêm acompanhados pela Bixby, a assistente pessoal virtual com que poderá interagir via texto, toque ou voz para facilitar as suas rotinas diárias.

Se até então as assistentes virtuais desempenhavam um papel passivo, a Bixby é dotada de características que lhe permitem aprender gostos e preferências pessoais do utilizador, otimizando assim a informação fornecida ao mesmo.

 

O Bixby, primeiro assitente pessoal da Samsung, consegue reconhecer, a partir da fala, nomes de produtos, cidades ou, até mesmo, de pessoas da lista telefónica

 

Os Galaxy S8 e S8+ vêm acompanhados pela Bixby, a assistente pessoal virtual com que poderá interagir via texto, toque ou voz para facilitar as suas rotinas diárias.

 

Ao conectar o S8 e o S8+ à Dex Station e a um monitor, rato e teclado, estes vão proporcionar uma experiência de trabalho semelhante à de um computador desktop

 

Se até então as assistentes virtuais desempenhavam um papel passivo, a Bixby é dotada de características que lhe permitem aprender gostos e preferências pessoais do utilizador, otimizando assim a informação fornecida ao mesmo.

Esta tecnologia permite conectar o smartphone através de uma Dex Station a um monitor, rato e teclado, proporcionando assim uma experiência de trabalho em tudo semelhante à que um desktop oferece. Assim, é possível assistir a um aumento da facilidade e flexibilidade com que se acede aos conteúdos ligados à vida profissional em qualquer lugar.

Força que não conhece limites

Todas estas características são apenas possíveis de ser integradas num só dispositivo graças a componentes de hardware que primam pela elevada capacidade e qualidade combinados com software “de ponta”.

Tanto o Galaxy S8 como o S8+ apresentam consumos energéticos mais reduzidos que se traduzem numa maior autonomia da bateria. No caso do S8, a bateria é de 3000 mAh, enquanto que no S8+ é de 3500mAh. Ambos dispõem de carregamento rápido, seja através do carregador tradicional ou wireless.

 

O hardware de elevada capacidade e qualidade aliado ao software de ponta tornam estes modelos dispositivos velozes e fluidos

 

O processador que integra estes dois smartphones é o mesmo: um potente Samsung Exynos 8895 Octa-core, 64 bit, 10nm. De acordo com a marca, o CPU é 10% mais potente, o que se reflete num processamento gráfico com melhorias na ordem dos 50%.

Em comparação com o Samsung Galaxy S7, os novos S8 e S8+ apresentam velocidades de download 20% superiores, o que significa que mesmo ao realizar downloads de ficheiros considerados pesados a velocidade de download será boa. Este aumento de velocidade deve-se à modulação Wi-Fi 1024-QAM e à disponibilidade para Gigabit 4G e Gigabit Wi-Fi.

Os 64GB de memória interna e a memória externa expansível até 256GB não só garantem um espaço de armazenamento considerável, como, por isso mesmo, permitem um desempenho mais veloz e fluido.

O sistema operativo presente em ambas as versões é o Android Nougat 7.0.


9.5 Pontuação

Pré-venda Smartphone Galaxy S8 Preto Meia-noite


Prós

  • Segurança
  • Design
  • Assistente Bixby
  • Samsung Dex


Contras

  • Preço

Veredito

Os novos Samsung Galaxy S8 e S8+ são seguramente dois dos modelos mais evoluídos e completos de sempre disponíveis no mercado.

Não só representam um novo fôlego para a Samsung depois dos infortúnios vividos em 2016, como são também o primeiro passo para aquilo que se pode considerar o smartphone do futuro, tanto pelo design como pela performance.

Seja para desempenhar múltiplas tarefas em simultâneo, para jogar, ou consumir e criar conteúdos multimédia, os novos Galaxy respondem à medida dos desejos e necessidades mais exigentes.

  • Design
    100
  • Bateria
    90
  • Ecrã
    100
  • Desempenho
    90
  • Câmara
    90
DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO