voltar há 1 semana atrás | 2886 leituras

Surface Pro vs Surface Laptop

São novos. São modernos e inovadores. Marcam pelo design diferenciador. Destacam-se pela praticidade e portabilidade.

Chegaram para tranformar ideias em realidade. São poderosas ferramentas e oferecem o equilíbrio ideal entre versatilidade, desempenho e perfeição.

Assim foi projetada a “família” Surface, da Microsoft, para que seja possível criar sem comprometer.

Conheça o novo Surface Pro – sucessor do Surface Pro 4 – e o recentíssimo Surface Laptop.

Delicie-se com estas duas obras-primas da mobilidade e descubra qual dos dois se adapta melhor à sua própria superfície.

 

 

Surface Pro

O mais versátil da família Surface, o híbrido que assume os modos portátil, estúdio ou tablet.

 

Transforma-se num portátil, abrindo o Kickstand embutido e adicionando a nova tampa Surface Pro Signature Type Cover, feita em Alcantara, para que se desfrute de uma experiência de teclado completa e excecionalmente responsiva.

Baixando o Kickstand – agora com uma dobradiça mais profunda e de nova geração – e colocando o Surface Pro no modo Studio pode obter-se o ângulo perfeito para escrever ou desenhar com a nova Surface Pen.

E, ao fechar o Kickstand e removendo ou dobrando a Surface Pro Signature Type Cover, o Surface Pro torna-se num poderoso e autónomo tablet Intel.

Estudar, jogar, trabalhar, criar. Nunca foi tão fácil ter tudo num só dispositivo.

 

 

Surface Laptop

Verdadeiramente seu, assim é o novo computador portátil da Microsoft, o Surface Laptop.

 

Feito para complementar o estilo pessoal de cada um, fornecendo a mistura perfeita de textura, detalhes subtis e linhas clean e elegantes. Revestido em Alcantara, material que lhe confere um toque discreto e luxuoso.

O Surface Laptop é o companheiro ideal para todos os dias, oferecendo os equilíbrios perfeitos entre trabalho e lazer, portabilidade e performance, excentricidade e elegância.

Possui o poder e a memória necessários para que se usufrua, em pleno, de todas as aplicações e programas, tudo num fino e ultra-leve computador portátil.

A performance foi reinventada e vem em quatro luxuosas cores.

 

DESIGN

Dimensões

O Surface Laptop é, em todas as dimensões, um pouco maior que o Surface Pro, mas dada a utilidade e características de cada um, pode concluir-se que ambos possuem tamanhos perfeitos para desempenhar da melhor forma as suas funções.

Para um híbrido, o Surface Pro chega num tamanho bastante agradável, tendo em conta as suas três vertentes – laptop, studio e tablet.

Para laptop, o Surface Laptop tem as dimensões ideais, ainda mais quando é um exemplar que prima pela mobilidade.

 

Peso

Apesar de existir uma diferença mínima nas dimensões de ambos os Surface, no que diz respeito ao peso destes dispositivos, encontram-se algumas diferenças.

A versão Intel Core m3, do Surface Pro, é a mais leve de todas deste modelo e, até mesmo, comparativamente ao Surface Laptop. Já as versões Intel Core i5 e i7 deste híbrido pesam exatamente as mesmas 786 gramas.

Quanto ao Surface Laptop, por ser um computador portátil, o que o torna um pouco mais robusto, as suas duas versões – Intel Core i5 e i7 – têm apenas 30 gramas de diferença de peso que, quando segurados em simultâneo, se torna completamente impercetível.

 

Cores

Em ambos os modelos da família Surface, a Microsoft optou por uma seleção de cores discretamente elegantes.

Assim, as cores escolhidas – e que são transversais a ambos – são o burgundy, o platina e o azul cobalto, sendo que cada um destes Surface tem uma cor “exclusiva”. O Surface Pro chega com a opção de cor preta e, o Surface Laptop, com a opção dourado grafite.

Apesar da vasta oferta, nem todas as cores estão ainda disponíveis em Portugal.

Qualquer que seja a cor escolhida, ambos os modelos primam pelo requinte.

 

Tamanho do ecrã

No que toca ao tamanho do ecrã, o Surface Laptop possui uma maior área de visualização, sendo que o seu display, de 13,5 polegadas, oferece uma maior imersão nos conteúdos visualizados.

Ainda assim, as 12,3 polegadas do display do Surface Pro são verdadeiramente satisfatórias, nunca esquecendo que este é um híbrido.

 

 

Hardware

Resolução de ecrã

Um laptop traz agregada a responsabilidade de ser um computador portátil e, um híbrido, a sensação que é um pouco mais fraco que um laptop.

Se tem essa ideia, desidealize-se. Nestes modelos e quanto à resolução de ecrã, é o Surface Pro que leva a melhor.

Este híbrido oferece uma agradável experiência de navegação graças à sua densidade de píxeis, gama de cores e a relação com o contraste.

Ainda assim, o Surface Laptop é um exemplar excelente, oferencendo uma experiência de visualização, em tudo, semelhante.

 

Armazenamento

Ambos os Surface, Pro e Laptop, encontram-se disponíveis com 128 GB, 256 GB ou 512 GB.

Aqui, o Surface Pro chega também na opção 32 GB, talvez pela sua maior portabilidade e possibilidade em mantê-lo em constante utilização.

 

Processador e RAM

O Surface Pro chega numa versão com um processador menos potente, mas que, ainda assim, executa na perfeição todas as suas funções.

As restantes versões – i5 e i7 – são iguais em ambos os modelos, ainda que o Surface Pro com o processador Intel Core i5 tenha um processador mais rápido, atingindo um máximo de 3.5 GHz, em comparação com a versão Intel Core i5 do Surface Laptop, que atinge apenas um máximo de 3.1 GHz.

No que toca à memória RAM, ambos os modelos chegam nas mesmas versões de 4 GB, 8 GB e 16 GB.

 

Autonomia

A estimativa, quanto à vida da bateria destes dois modelos da família Surface, da Microsoft, é muito similar, diferindo em apenas uma hora.

A marca realça que os valores estimados são resultado de testes feitos com as cargas no seu máximo e em reprodução de vídeo contínua, até à descarga total.

Portanto, com uma utilização normal, ambos os modelos conseguirão proporcionar perto de um dia inteiro de uso – sempre dependendo dos processos que existam a decorrer em simultâneo.

 

Câmara frontal

O Surface Pro possui uma melhor câmara frontal, sendo que este grava vídeo em 1080p e HD, face aos 720p do Surface Laptop, ainda que seja também HD.

 

Câmara posterior

No que diz respeito à câmara posterior, não pode existir comparação, uma vez que o Surface Laptop não possui câmara traseira.

Já o Surface Pro, pela sua vertente híbrida, possui uma câmara com 8 MP, focagem automática e gravação de vídeo em HD 1080p.

 

Escrever

Ambos os modelos Surface permitem escrever, desenhar ou tirar notas, basta ter uma Surface Pen, que não vem incluída em nenhum dos modelos.

 

Ligações

No aspeto da conetividade, os dois modelos possuem uma porta USB genérica, uma entrada Mini DisplayPort – permitindo, ambos, conetividade com um monitor externo – entrada para auscultadores jack 3.5 milímetros e uma ligação Surface Connect.

O modelo Surface Pro tem mais duas ligações, o leitor de cartões microSD – que permitem a integração de um cartão de memória externa, de modo a aumentar a capacidade do dispositivo – e uma porta dedicada à acopolação da capa Surface Pro Signature Type Cover.

 

Altifalantes

Apesar de ambos os Surface oferecerem a melhor das experiências áudio, graças à tecnologia Dolby Audio Premium e o Surface Pro possuir grandes altifalantes frontais, proporcionando um excelente som estéreo, os altifalantes omnisonic, do Surface Laptop, são consideravelmente melhores.

 

 

Software

Sistema operativo

O Surface Pro possui o Windows 10 Pro, um sistema operativo que reúne todas as funcionalidades do Windows 10 Home e funcionalidades empresariais para encriptação, início de sessão remoto, criação de máquinas virtuais e muito mais.

Já o Surface Laptop possui o mais recente sistema operativo da Microsoft, o Windows 10 S, um sistema operativo em tudo semelhante ao Windows 10, mas preparado para dar uma experiência mais segura ao utilizador, uma vez que as aplicações poderão ser descarregadas da Windows Store. Antes de qualquer download, a segurança das aplicações é verificada pela Microsoft, assegurando a performance do dispositivo e um menor consumo de bateria.

Saiba que a versão Windows 10 S, que chega com o Surface Laptop, é uma versão experimental, havendo a possibilidade de ficar com este sistema operativo ou, simplesmente, fazer switch para o Windows 10 Pro, gratuitamente, até 31 de dezembro de 2017.

 

Programas e aplicações

O híbrido Surface Pro traz com ele uma versão experimental de 30 dias do Office, enquanto o Surface Laptop chega com um ano de subscrição do Office 365 Pessoal – oferta de lançamento deste modelo Surface portátil.

No que diz respeito ao Office 365 Pessoal, as aplicações do Office são instaladas a partir da Loja Microsoft e encontram-se disponíveis em versão preview no Surface Laptop, tendo de ser ativadas num prazo máximo de 180 dias, após a aquisição do dispositivo.

Em ambos os casos, o Office necessita de ativação após a data limite de experimentação.

 

 

Dois dispositivos que se adaptam a qualquer superfície

Dois dispositivos que podem ser usados separadamente, mas que, utilizados em simultâneo, são uma verdadeira equipa.

Laptop, Pro ou ambos. Se está indeciso por qual optar, se escolher um Surface, garantimos que fará a escolha certa.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO