voltar há 3 meses atrás | 576 leituras

iPad vs. Galaxy Tab S3

As duas maiores e mais influentes marcas de tecnologia do mercado lançaram, recentemente, dois novos modelos de tablets de 9.7 polegadas. Contudo, tanto a Apple como a Samsung, tiveram abordagens muito diferentes para com os seus dispositivos.

A Samsung lançou o Galaxy Tab S3, que dá sequência aos modelos lançados anteriormente pela marca e, aparentemente, possui especificações e recursos de um verdadeiro topo de gama.

Já o iPad, da Apple, diz-se relativamente mais “básico”, mas, uma vez que este modelo foi lançado para preencher a lacuna existente na gama, com a retirada dos modelos iPad Air 1 e iPad Air 2, o iPad é, em tudo, superior aos modelos que veio substituir.

Perceba qual destes dois modelos de tablet pode ser o seu parceiro de trabalho, lazer e diversão.

 

 

DESIGN

 

Tamanho

O iPad é um pouco maior que o Galaxy Tab S3 em todas as dimensões, mas nada de relevante ou que interfira com a mobilidade ou manuseamento dos dispositivos.

Assim, uma vez na mão, a diferença nem sequer é notada.

 

Peso

A versão Wi-Fi, e mais leve deste novo iPad da Apple, é quase 9% mais pesada do que a nova versão equivalente do tablet da Samsung, havendo uma diferença de 40 gramas de um modelo para o outro.

Quando segurados em simultâneo é impossível perceber-se tal diferença.

 

Material

O painel traseiro de vidro e a estrutura de alumínio oferecem ao Galaxy Tab S3 uma aparência mais sofisticada do que a tampa inteiriça de alumínio do iPad.

Avaliando bem, apesar do material escolhido pela Apple para a tampa traseira deste novo modelo de tablet não ser o mais robusto ou, até, apelativo visualmente, é de relevar que o vidro pode não ter sido a opção mais feliz da Samsung para um dispositivo que prima pela portabilidade.

 

Cores

Ambas as marcas optaram por não alterar muito as suas paletas de cores, continuando a ser os metálicos e as cores neutras, mas vibrantes, as favoritas de ambas as fabricantes.

Assim, o iPad chegou ao mercado com um leque maior de cores, o cinzento sideral, o prateado e o dourado.

Já a Samsung manteve a discrição e lançou o Galaxy Tab S3 em duas cores apenas, o preto e o prateado.

 

Tamanho Visor

Neste aspeto, tanto o iPad, da Apple, como o Galaxy Tab S3, da Samsung, possuem um display com cerca de 25 centímetros e proporção 4:3, o que para um tablet é o tamanho perfeito.

Estes dispositivos garantem ao utilizador grande liberdade de interação e maior imersão nos conteúdos neles assistidos.

 

Resolução de Ecrã

Além do tamanho do visor ser igual, estes dispositivos também têm idênticas resolução de ecrã e densidade depixéis.

O Galaxy Tab S3 suporta HDR o que aumenta significativamente a gama de cores e a relação com o contraste. Mas, uma vez que a designação HDR é de acordo com o padrão autodeterminado da Samsung, é difícil quantificar o quão melhor será a experiência de visualização.

 

 

HARDWARE

 

Sensor de Impressão Digital

Ambos os modelos oferecem ao utilizador login biométrico a partir do botão de home, onde se encontra integrado o sensor de impressão digital.

 

MicroSD

A Samsung incluiu neste modelo Galaxy Tab S uma útil slot para cartões microSD. Assim, será possível expandir o armazenamento deste tablet até 256 GB.

Este recurso foi, de certa forma, eliminado dos produtos recentes da Apple, não havendo esta função neste novo modelo iPad.

 

Stylus

Este novo iPad não suporta a Apple Pencil, a stylus da Apple utilizada em outros modelos de iPad.

O Samsung Galaxy Tab S3 é compatível e sensível à S Pen de 0,7 milímetros que vem incluída na compra do tablet.

 

Conetividade de Teclado

Enquanto o iPad só pode ser conectado a acessórios de teclado via Bluetooth, o Galaxy Tab S3 tem a vantagem de permitir a conexão do seu teclado complementar, vendido em separado.

Através de uma ligação snap-in, de modo a que este teclado consuma energia através do tablet, a Samsung garante que este não precisa de ser alimentado separadamente.

 

Entrada para Recarregar Bateria e Receção de Dados

O iPad tem a entrada Lightning, característica da Apple, enquanto o Samsung Galaxy Tab S3 utiliza a entrada universal USB-C.

 

Câmara

Ambas as câmaras – traseira e frontal, 13 e 5 megapíxeis, repetivamente – do Samsung Galaxy Tab S3 batem habilmente as duas câmaras do iPad, em termos de resolução, sendo possível fazer chamadas de vídeo e filmar com uma qualidade bastante satisfatória com cada uma delas.

 

Colunas

A Samsung acrescentou a este Galaxy Tab S3 um par adicional de altifalantes, dando uma sensação de som surround, uma vez que o som acompanha as diferentes orientações do tablet.

Quanto ao iPad, a Apple manteve o tradicional altifalante duplo.

 

 

SOFTWARE

 

Sistema Operativo

O iPad corre, obviamente, o mais recente sistema operativo móvel da Apple, o iOS 10.

Já o Galaxy Tab S3 executa o Android Nougat ao mesmo tempo que corre a interface TouchWiz da Samsung.

 

Conectividade com Smartphone

Tanto as versões Wi-Fi como a Wi-Fi e LTE de ambas as marcas oferecem a funcionalidade de conectar um smartphone, podendo, então, optar por navegar na Internet através do seu plano de dados móveis.

 

Multitasking

Ambos os sistemas operativos executados nestes dois tablets proporcionam a função multitask – ou multitarefa, em português – dividindo o ecrã, para que possa ter acesso e utilizar mais que uma aplicação ao mesmo tempo.

 

 

PERFORMANCE

 

Memória RAM

Este novo tablet, da Apple, contém os mesmos 2 GB de memória que todos os outros modelos de iPads de 9.7 polegadas da marca. Já o mais recente modelo da Samsung tem o dobro da memória.

Ainda assim, os sistemas operacionais destes dois dispositivos móveis utilizam a RAM de formas distintas.

 

Bateria

As duas fabricantes, Apple e Samsung, oferecem estimativas similares quanto à vida da bateria. Ainda assim, há que ter em conta que estes são valores estimados, portanto, uma carga completa oferecerá um dia inteiro de uso em qualquer um dos dois dispositivos, dependendo, claro, dos processos que existirem a decorrer em simultâneo.

 

Armazenamento

A Apple livrou-se finalmente dos dispositivos móveis de 16 GB, sendo que este iPad encontra-se disponível com 32 e 128 GB de memória interna.

Já o Galaxy Tab S3 existe apenas na opção de 32 GB.

 

 

Descubra as diferenças

Apesar da diferente abordagem das fabricantes, tanto o Galaxy Tab S3 como o iPad mostram ser muito semelhantes, diferindo apenas em pequenos pormenores e atributos característicos de cada marca.

Do Samsung Galaxy Tab S3 pode dizer-se que é um modelo que facilmente fica lado a lado com os modelos premium da Apple, como o iPad Pro.

Quanto ao iPad, é um modelo de nível mais básico, comparativo com os produtos Apple, mas não compromete, de todo, a fabricante, oferecendo todos os essenciais iPad.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO