voltar há 2 semanas atrás | 162 leituras

4 câmaras de “apontar e disparar”

As câmaras fotográficas compactas, conhecidas como “point & shoot” no mundo da fotografia digital, são muitas das vezes associadas a uma forma de fotografar algo amadora. Contudo, não se iluda pois apesar do seu pequeno tamanho podem apresentar grandes resultados.

Se o seu objetivo é alcançar os melhores resultados com uma câmara pequena, leve, discreta e veloz, fique com esta seleção de quatro câmaras feita pela Magazine e não deixe de sair à rua para captar o melhor que o dia-a-dia tem para captar.

 

 

Máquina Fotográfica CANON Powershot G1X Mark III

A Canon Powershot G1X Mark III é sem dúvida uma presença obrigatória nesta seleção – não só pelo seu discreto mas distinto design, mas também pela sua inegável qualidade.

A topo de gama da série G da Canon sobressai em relação às suas pares graças ao excelente compromisso e relação entre velocidade, dimensões e qualidade de imagem.

O seu sensor APS-C de 24,2 megapixéis assegura uma excelente resolução de imagem, enquanto o veloz e potente processador DIGIC 7 proporciona índices de velocidade ímpares que contribuem para ampliar o destaque dado a esta câmara.

O zoom ótico de 3x com distância focal de 24-72mm permite-lhe ainda alcançar os pontos de interesse mais longínquos sem comprometer em demasia a qualidade da imagem final, tornando esta máquina ideal para levar em viagem ou fotografar o quotidiano.

Atualmente, a conectividade é imperativa, por isso, esta G1X Mark III possui bluetooth, NFC e Wi-Fi de modo a facilitar o seu controlo remoto e transferência de ficheiros para outros dispositivos.

Apesar de todas estas características serem fulcrais para o bom desempenho de uma câmara, há uma delas que nunca pode ficar para trás e é essencial: a focagem. Neste capítulo, a Canon Powershot G1X Mark III possui um sistema de focagem automática aliado à funcionalidade Touch and Drag. Assim, a partir do ecrã traseiro da câmara, será possível controlar, com um nível de precisão acima da média, os pontos de focagem que se pretende salientar antes de captar cada momento com um simples toque ou arrastar de um dedo no ecrã.

Indo ainda mais além, a tecnologia DualPixel CMOS AF assegura velocidade e capacidade reativa à focagem, bem como estabilização extra em vídeo graças ao seu sistema de quatro pontos de estabilização.

O visor LCD OLED central de grandes dimensões, não só permite a atividade da funcionalidade Touch and Drag como apresenta um excelente equilíbrio de cores.

Se é fã de vídeo esta é também uma excelente opção a ter em conta, visto que é capaz de filmar em Full HD a 60 fps tendo a suavidade de imagem assegurada por um sistema de estabilização de cinco eixos.

Com tamanhas capacidades num corpo tão pequeno e leve, a sua fragilidade é também diminuta. A G1X Mark III é resistente ao pó e à água, tornando-se por isso a companheira ideal para viagens, mesmo em destinos com difíceis condições geológicas ou climatéricas.

 

 

Máquina Fotográfica NIKON W300 Camuflado

A Nikon W300 é a máquina “point & shoot” ideal para os mais radicais e destemidos dadas as suas dimensões e peso, mas particularmente pela sua resiliência elevada à prova de choque (em quedas até 2,4m de altura) que a permite funcionar em pleno em condições climatéricas adversas (à prova de congelamento e poeira), e apresentar provas dadas em águas profundas (até 30m).

Dado ser uma câmara concebida a pensar nas aventuras mais extremas, a Coolpix W300 apresenta também um elevado grau de conectividade, de modo a facilitar a transferência de ficheiros e o controlo remoto através da SnapBridge, mas também a marcar referências em mapa com o seguimento GPS.

Apesar das suas impressionantes capacidades físicas, esta Nikon revela-se também uma câmara de destaque em relação à qualidade de imagem que apresenta.

O sensor CMOS de 16 megapixéis e a objetiva NIKKOR grande angular f/2.8 permitem obter excelentes resultados em ambientes com baixa luminosidade - como é por exemplo o fundo do mar - local onde esta máquina se destaca facilmente das suas concorrentes.

Outra das grandes forças desta câmara reside no seu zoom. Ótico, de 5x, consegue variar entre 24 e 120mm ou através do Dynamic Fine Zoom de 10x que duplica de forma eficaz o alcance até aos 240mm.

Dado ser uma câmara orientada para experiências outdoor, a W300 é detentora de um excelente modo macro, que permite a captação de primeiros planos com um incrível nível de detalhe e atenção ao pormenor.

Se a fotografia é essencial em cada viagem, a captação de vídeos é cada vez mais um motivo de interesse. Por isso, a Nikon dotou esta câmara com capacidade de captação de filmes em 4K/UHD a 30p ou Full HD a 1080p.

Esta Nikon Coolpix, apresenta ainda sistema de redução de vibração Hybrid de cinco eixos, para uma estabilização de imagem otimizada, em fotografia ou vídeo, AF com sistema de deteção de motivo para uma maior velocidade de focagem e um monitor TFT de 3” com 920 mil pontos.

 

 

Máquina Fotográfica PANASONIC DMC-LX15EG 4K

Pequena mas poderosa, a Panasonic Lumix DMC-LX15 é ideal para passeios pela cidade ou pelo campo, aliando qualidade e discrição com eficácia.

A DMC-LX15 possui sensor MOS de 1” com 20,1 megapixéis e motor de imagem Venus Engine, o que se repercute em imagens de grande qualidade captadas através da objetiva Leica DC F1.4-2.8 mesmo em condições de fraca luminosidade e sem recurso a tripé.

Se a qualidade de imagem em fotografia é excelente, em vídeo mantém o nível graças à captação de imagem em resolução 4K Ultra HD.

De modo a facilitar a visualização de imagens e a captação das mesmas em condições onde o enquadramento se torna uma tarefa árdua de realizar, esta Lumix possui um ecrã tátil LCD de 3” com inclinação ajustável.

Apesar de tudo, a Lumix DMC-LX15 tem ainda mais para oferecer a todos aqueles que tenham o prazer de com ela poder fotografar. A funcionalidade Post Focus permite alterar o foco da imagem mesmo após a fotografia ter sido captada, o que minimiza quase ao máximo a margem de erro, salvando muitos grandes momentos que se perderam por pequenos erros.

Com zoom ótico até 3x, sistema de estabilização de cinco eixos para imagens estáveis e suaves e conectividade Wi-Fi, esta é uma pequena câmara que tem seguramente muito para dar.

 

 

Máquina Fotográfica SONY RX10 II

A RX10 II, da Sony, apresenta-se como uma câmara de destaque no seu segmento.

Muito além do seu zoom elevado até 33x ou da sua lente Zeiss Vario-Sonnar T – com abertura constante de F/2.8 e abrangente distância focal de 24-200mm – este modelo de câmara compacta leva até às mãos do fotógrafo o primeiro sensor CMOS Exmor RS empilhado do mundo. Do tipo 1.0 e com chip de memória DRAM que assegura imagens de excelente qualidade com resolução de 20.2 megapixéis.

Este sensor permite captar filmes em 4K e apreciar a beleza do movimento em filmes super slow motion até 40x mais lentos do que a velocidade real, sendo por isso uma excelente câmara que para além de fotografar, filma.

Capaz de introduzir qualquer um no mundo da super-velocidade de captação, esta câmara possui um obturador anti distorção de até 1/32.000 por segundo, auto-focus inteligente com deteção de contraste precisa e motor Bionz X, o que faz com que cada imagem captada não só seja nítida como extremamente estável.

 

 

Torne-se num fotografo profissional num clique!

Esta é a seleção de câmaras “point & shoot” que a Magazine idealizou para que usufrua do melhor da fotografia na palma da sua mão e a toda a velocidade.

Seja na cidade, no campo ou até submerso no oceano, não há nada como “apontar e disparar”.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO