Review: Clean and Steam da Rowenta

voltar

Qui, 29/09/2016 - 10:00

Um aspirador revolucionário

O Clean and Steam é a mais recente novidade da Rowenta e trata-se de um aspirador 2 em 1, altamente inovador. Isto porque, ao mesmo tempo que aspira tem a capacidade de limpar a vapor e assim remover não só o pó como também as manchas dos solos.

E se a marca já nos habituou a uma vasta oferta de aspiradores potentes e competentes, com e sem fios, com e sem saco, robôs e, até, mini aspiradores; é a primeira vez que disponibiliza um destes aparelhos que junta a aspiração e o vapor numa única utilização.

O Clean and Steam integra tecnologia de ponta e várias funcionalidades que se revelam práticas no dia a dia e na manutenção da higiene de um lar. A sua promessa passa por eliminar 99% das bactérias e germes presentes nos solos e sem recurso a detergentes ou produtos de limpeza químicos sendo que o calor do vapor “trata” de tudo. Nós experimentámos quando fizemos e unboxing deste aspirador (veja aqui) e confirmamos a sua eficácia!

 


Forte, mas confortável...

Falamos de uma máquina imponente. Dividido em, sensivelmente, duas grandes partes – corpo e escova de aspiração – ao todo o Clean and Steam pesa 5,4 kg. Este é um número que, à primeira vista, pode assustar um pouco, mas quando se experimenta percebe-se que, apesar de se sentir o peso, a sua forma vertical e a flexibilidade da escova tornam-no cómodo e fácil de utilizar. E o facto de eliminar o pó e retirar simultaneamente as manchas resulta numa poupança de tempo e, consequentemente, de energia.

Além do conforto que, apesar de não ser perfeito, está presente, existe no Clean and Steam um verdadeiro cuidado para uma utilização simplificada e intuitiva.

A cor de laranja estão todos os elementos relativos à aspiração – o botão para iniciar a aspiração e o depósito do pó – e os elementos envolvidos na limpeza a vapor estão a azul, neste caso o botão seletor de vapor que controla o seu débito (mínimo, médio e máximo); o gatilho de difusão; o reservatório e água e as duas mopas de microfibras.

O reservatório de água tem as medidas assinaladas, o gargalo é suficientemente largo para que seja enchido diretamente da torneira e a tampa está fixa através de uma pequena corrente de plástico, evitando assim que se perca. Detalhes que fazem a diferença no conforto.

O Clena and Steam ainda tem a capacidade de se manter fixo verticalmente, ou seja, em pé, sozinho e a sua pega superior, onde se encontram os botões de ação, é ajustável em altura.

A intuição nas normas de utilização!

Para iniciar, o Clean and Steam necessita de ter água no reservatório e, depois de primido o botão lateral de on/off, demora 30 segundos (exatos) a produzir vapor. Este processo é assinalado luminosamente, sendo que, quando o seletor de vapor para de piscar significa que o Clean and Steam está pronto a ser usado na sua dupla função: aspiração e vapor.

Todos os botões e peças que dizem respeito ao vapor são azuir e todos os da aspiração são cor de laranja

Se o reservatório estiver cheio (de acordo com a medida assinalada por máx), este aspirador tem uma autonomia de débito de vapor de 40 minutos. Para que isto aconteça, é necessário ficar a pressionar o gatilho de difusão ininterruptamente, pois quando se solta o dedo a difusão para, o que pode ser menos positivo, mas é compensado pela leveza e suavidade do botão, não sendo necessário esforço para o pressionar.

 

A escova de aspiração é constituída por uma plataforma central amovível onde é colocada a mopa de microfibras e pela qual é difundido o vapor; e por duas secções de aspiração (uma à frente e outra atrás da plataforma) que permitem que as partículas de pó sejam sempre aspiradas antes de entrarem em contacto com a parte húmida, com o vapor, e assim resulta numa higienização por aspiração e vapor simultânea muito eficiente.

Como referimos acima, a difusão de vapor pode ser gerida por três níveis, tendo em conta o estado de sujidade a remover, mas também o tipo de piso (mínimo para soalho, médio para pedra e mármore e máximo para cerâmica e piso de madeira, sendo que o Clean and Steam não é indicado para alcatifas e tapetes, nem para soalho encerado ou oleado, o que é pena.

 

O modo de aspiração dispõe de uma única potência, que resulta perfeitamente para todas as situações. Graças à sua tecnologia ciclônica, as partículas de pó são automaticamente separadas (pelo filtro dentro do depósito), e, assim, a potência de aspiração é mais elevadas ao longo da utilização. O depósito do pó tem capacidade para 0,4 litros, o que permite um uso normal e adequado a nível mais pontual ou em limpezas mais rápidas, para aspirar a integralidade de um espaço é necessário esvaziar o depósito algumas vezes.

 

Ao longo da utilização o melhor é ir pousando o Clean and Steam sobre a base de descanso, um dos acessórios que vem na caixa como pode rever no Unboxing que fizemos, para que não deixe acumular no chão restos de água do modo vapor.

No final, basta apoiar o pé num dos dois “apoios” azuis que predem a placa onde se coloca a mopa de microfibras, para a retirar e deixar secar ou colocar a lavar, na máquina ou mão, conforme se preferir.

Um puzzle com poucas peças

As peças que necessitam de algum tipo de manutenção são todas desmontáveis e montáveis muito facilmente neste aspirador, o que simplifica muito a tarefa.

As mopas de microfibras devem ser deitadas fora após cerca de 100 utilizações, sendo, claro, possível adquirir outras junto da Rowenta.

As peças do Clean and Steam que necessitam de ser trocadas ou limpas desencaizam-se com grande faciidade e voltam-se a montar da mesma forma.

O depósito de pó desencaixa-se, abre-se, retira-se o filtro que permite a tecnologia ciclônica e esvazia-se. Depois, volta-se a montar tudo e a encaixar. O filtro de esponja, deve ser lavado quatro vezes por mês segundo a Rowenta, o que dependerá também da frequência de utilizaçãoo.

Quanto à formação de calcário, que seria de prever tendo em conta a circulaçãoo de água quente, a Rowenta colocou por baixo do reservatório de água uma capsula anticalcário que deve ser trocada a cada seis meses.

 

 

Um bom companheiro!

Apesar de não ser possível limpar tapetes e de se tornar um pouco pesado em limpezas mais demoradas e em grandes superfícies, é um aparelho muito útil para o dia-a-dia. A dupla função de aspiração e limpeza a vapor está perfeitamente otimizada o que nos faz poupar metade do tempo, bem como no uso de detergentes e produtos de limpeza.

O vapor é difundido de forma homogénea e graças à base que a Rowenta disponibiliza – caso este se coloque o Clean and Steam em cima após cada paragem de utilização – o excesso de água não se deposita no chão.

É um aspirador revolucionário, capaz de provar a sua eficácia e cumprir a sua promessa!


8.8 Pontuação

Clean and Steam


Prós

  • Poupa de tempo
  • Função de vapor muito eficaz, não deixa o solo encharcado
  • Mantém-se fixo em posição vertical
  • Dispensa uso de detergentes


Contras

  • Um pouco pesado no total
  • O filtro de espuma necessita de bastantes lavagens
  • O botão difusor de vapor não se fixa

Veredito

A junção das duas funções resulta de um modo muito eficaz, sendo que a poupança de tempo no momento de higienizar a casa é indiscutível e muito agradável. Apesar do peso algo significante, a flexibilidade da escova e o facto de se manter verticalmente fixo tornam a utilização do Clean and Steam simples. É uma ótima ajuda para as tarefas domésticas! Poder realizar duas tarefas pelo tempo de uma, sem utilizar detergentes nem deixar o chão encharcado, é bastante agradável.

  • Peso
    60
  • Função Vapor
    90
  • Função Aspiração
    90
  • Usabilidade
    88
  • Manutenção
    76
DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO