voltar há 2 meses atrás | 795 leituras

LG C7 OLED vs. Samsung Q7F QLED: descubra as diferenças

Durante a CES 2017, a maior feira profissional realizada anualmente no mês de janeiro em Las Vegas, tanto a Samsung como a LG apresentaram novidades no segmento dos televisores.

A sul-coreana Samsung surgiu com uma nova tecnologia de ecrãs, a QLED, enquanto a LG exibiu uma nova versão da já existente tecnologia OLED.

O duelo começou no início do ano e, agora, a Magazine dá a conhecer as diferenças, semelhanças e respetivas vantagens de cada uma das tecnologias na mais épica batalha do mercado das televisões.

 

 

TECNOLOGIA

A LG apresenta uma nova versão da já existente tecnologia OLED – Organic Light Emitting Diodes – uma tecnologia mais antiga e já utilizada por vários fabricantes. Este tipo de tecnologia diferencia-se, principalmente, pelo facto de não necessitar de um painel blacklight, isto é, não precisa de um painel adicional de LED.

Enquanto isso, a sul-coreana Samsung surgiu com uma nova tecnologia de ecrãs, a QLED, sigla para Quantum Dot Light Emitting Diodes, baseada nos pontos quânticos – minúsculos cristais que absorvem determinadas frequências de luz e emitem outras, conforme a necessidade.

Assim, pode dizer-se que as televisões com tecnologia QLED, da Samsung, possuem uma distinta qualidade de imagem e maior ângulo de visão que qualquer outra tecnologia LED.

 

 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

DIMENSÕES

Em termos de altura e largura quase não há distinção entre estes dois modelos de televisão mas, quando nos referimos à profundidade, estas são completamente diferentes.

O modelo da marca LG é verdadeiramente maior, o que lhe confere, também, os seus quase 30 quilogramas de peso.

 

PESO

Em termos de peso, a Samsung Q7F QLED prima pela leveza, tendo apenas 18 quilogramas o que, para uma televisão, é algo consideravelmente reduzido.

Já a LG C7 OLED, devido à estrutura mais robusta na traseira, atinge quase os 30 quilogramas. Sendo um peso mais elevado, torna-se mais difícil a sua arrumação,  comprometendo-a também na hora da montagem VESA.

 

POLEGADAS

No que toca ao tamanho do ecrã, ambos os modelos, LG e Samsung, apresentam um display de 55 polegadas, o que garante ao espectador maior imersão enquanto usufrui dos equipamentos.

 

 

DESIGN

SUPORTE

O suporte deste novo modelo OLED, da LG, é consideravelmente diferente dos suportes dos modelos anteriores da marca, tendo este um acabamento metálico riscado.

Este tipo de suporte rampado sustenta bem a televisão e demonstra ser resistente, ao mesmo tempo que é pequeno o suficiente para ser colocado em qualquer móvel, mesa ou estante.

Já o modelo QLED, da Samsung, é muito seguro e suporta adequadamente o televisor. Este modelo oferece dois tipos de opções de suporte, possui um suporte em forma de V ou cavalete – como se pode ver na imagem acima – ou uma versão plana.

 

TRASEIRA

Ambos os modelos apresentam traseiras de plástico e, ainda assim, parecem ambos bastante bons e resistentes.

Tanto na parte posterior do modelo LG como do modelo Samsung, é possível encontrar um gerenciador de cabos, o painel de entradas e o suporte de fixação à parede.

Os dois modelos possuem suportes padrão VESA que definem a distância, em milímetros, entre os quatro furos de montagem na parte traseira da televisão. Ambos os modelos aqui apresentados utilizam medidas standard para televisores até 60 polegadas.

 

ESPESSURA

Apesar de ambas as televisões serem extremamente finas, o modelo Samsung Q7F QLED é mais de um centímetro mais fino que o LG C7 OLED, o que lhe confere uma elegância irrepreensível.

 

CONSTRUÇÃO

Estes dois modelos de televisão são ambos muito bem contruídos, sendo que tanto o modelo QLED como o OLED aparentam ser sólidos e quase que uma peça única.

O modelo Q7F QLED, da Samsung, apresenta um suporte central bem mais resistente que os suportes de modelos anteriores da mesma marca. E, embora a traseira seja plástica, este modelo não utiliza apenas cola para juntar a televisão numa só peça, mas sim parafusos, que lhe garantem muito mais segurança.

Quanto ao modelo LG C7 OLED tem uma elevada qualidade de construção, embora o topo do ecrã possa ser demasiado fino, o que pode dificultar a mobilidade do aparelho.

 

 

QUALIDADE DE IMAGEM

CONTRASTE

No que toca ao contraste, a LG C7 OLED tem, sem dúvida, uma relação de contraste perfeita. Como em quase todos os modelos LG OLED, este modelo apresenta uma grande performance quando utilizado num local totalmente escuro.

A Samsung Q7F QLED também tem uma alta relação de contraste e proporciona uma boa experiência quando utilizada num quarto escuro.

Mesmo assim, o modelo da LG apresenta pretos verdadeiramente perfeitos e brancos ainda mais brilhantes.

 

ÂNGULO DE VISÃO

Ambas as televisões têm um grande ângulo de visão: os pretos nunca desvanecem, nem em ângulos extremos, assim como o resto das cores destes modelos OLED e QLED têm a capacidade de manter-se brilhantes, seja qual for o ângulo de visão.

 

COMPATIBILIDADE 3D

Como quase todos os modelos de televisão lançados até então, durante 2017, nenhum destes dois modelos suporta transmissão 3D.

 

 

INPUTS

CONETIVIDADE

O modelo LG C7 OLED tem muito pouco atraso no modo jogo, o que torna esta televisão num dispositivo muito ágil. Este modelo suporta todas as resoluções e proporções de ecrã comuns à maioria dos conteúdos, garantindo uma excelente e fidedigna exibição dos mesmos.

À semelhança do modelo anterior, também a Samsung Q7F QLED tem um reduzido atraso de receção de informação no modo jogo e quando ligado a um computador. Isto torna esta televisão num dispositivo hábil, suportando, também, uma ampla gama de resoluções e configurações, nomeadamente, subsampling de cores, que lhe permite reproduzir praticamente todo e qualquer conteúdo, incluindo HDR.

 

 

ÁUDIO

QUALIDADE DE SOM

Apesar do modelo OLED, da LG, oferecer um pouco mais de alternativas para que o utilizador alcance o som que deseja, tanto este como o modelo QLED, da Samsung, são muito semelhantes entre si e com os seus modelos antecessores.

Ambas as marcas  centraram-se mais em desenvolver uma imagem que atrai o espectador, ao invés do som.

Assim, ambas as televisões em análise produzem um som decente, que pode facilmente ser melhorado com umas colunas multiroom ou uma soundbar.

 

 

FUNÇÕES “SMART”

CARACTERÍSTICAS

A LG C7 OLED executa a plataforma inteligente WebOS, da própria marca. Fácil de usar, este recurso faz um uso muito eficaz do comando inteligente desta televisão, uma vez que este tem alguns botões que abrem menus rápidos, além do sensor de movimento. Basta apontar o comando para o ecrã para que o cursor siga o movimento, havendo ainda a possibilidade de utilizar o controlo remoto por voz.

A plataforma inteligente Tizen, da Samsung, recebeu uma revisão visual em 2017. A interface ficou ainda mais fácil de usar e o layout simples ajuda a encontrar rapidamente o que o utilizador procura. Tal como a LG C7 OLED, também a Samsung Q7F QLED permite o controlo por voz no comando e este pode até mudar configurações, como brilho ou o contraste do ecrã.

Em ambos os modelos é fácil reproduzir conteúdo diretamente de um dispositivo conectado via USB a uma das três portas USB dos aparelhos ou a partir das aplicações previamente instaladas como Netflix, Amazon Video e YouTube. Muitas outras poderão ser instaladas através das respetivas lojas de aplicações de cada marca.

 

 

ENERGIA

CONSUMO

Devido à tecnologia QLED, a televisão Q7F, da Samsung, tem um consumo maior relativamente à C7 OLED, da LG, agravado, ainda, pelo facto do modelo da Samsung ser de uma classe inferior ao modelo da LG.

Ainda assim, este não é um fator que possa influenciar substancialmente a decisão na hora de adquirir um destes equipamentos.

 

 

OLED ou QLED: qual escolher?

Ambos os modelos são dois excelentes exemplares do que se pode considerar uma boa televisão.

A LG C7 tem uma grande qualidade de imagem em quase todos os tipos de utilização. N entanto, se gosta de um bom serão de cinema, este modelo é excecionalmente bom na reprodução de filmes, graças à fidedigna reprodução de pretos perfeitos.

Quanto à Samsung Q7F, funciona bem na maioria dos tipos de utilização. Tendo em conta a grande qualidade de imagem, este modelo de televisão é especialmente bom para jogar os seus videojogos preferidos.

A escolha é sua, quer seja um cinéfilo nato ou um gamer ferveroso!

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO