voltar há 1 mês atrás | 332 leituras

A cor da poupança é verde

Os grandes eletrodomésticos são os principais responsáveis pelo consumo de energia em casa. Especificamente, a cozinha concentra cerca de 40,5% do consumo de eletricidade. É por isso que para além das boas-práticas mais comuns é fundamental ter como aliado a tecnologia, que torna os equipamentos eficientes e ajuda a reduzir a pegada ecológica.

Mas o que é, na verdade, eficiência energética? Ora, a energia passa sempre por um processo de transformação, para se converter em calor, frio ou luz, e parte dela é desperdiçada durante esse processo. Assim, a eficiência energética prevê implementação de medidas para combater o desperdício de energia ao deste processo e acompanha a produção, distribuição e utilização da mesma em duas fases: a transformação e a utilização.

Nesse sentido, a classificação energética dos eletrodomésticos é um critério predominante nesta questão. Isto porque, escolher um equipamento A+++ em detrimento de um A+ (classificação mínima permitida atualmente) poderá traduzir-se numa poupança de 20% na máquina de lavar loiça, 22% na máquina de lavar roupa e 40% no frigorífico. Por isso, a etiqueta de eficiência energética é uma informação muito útil, que nunca deverá passar-lhe ao lado no momento de uma compra.

 

 

Frio

Um frigorífico com capacidade entre 200 e 300 litros e um congelador entre 60 e 70 litros são suficientes para o caso de habitarem três pessoas em casa. Conforme aumentar a dimensão do equipamento, também o seu consumo energético aumenta.

Lembre-se, ainda, que a temperatura do frigorífico deve estar entre +3ºC e +5ºC, consoante a estação do ano. Já o congelador, deve regular-se para -18ºC. Reduzir as respetivas temperaturas implica aumentar os consumos dos equipamentos em cerca de 10%.

 

Frigorífico Americano LG GSL361ICEZ

O frigorífico LG GSL361ICEZ em aço inoxidável, tem uma capacidade líquida de 394 e 197 litros no congelador, insere-se na classe de eficiência energética A++ e integra sistema de frio No Frost.

Este equipamento contém um dispensador de água e gelo na porta, bem como um painel de controlo tátil que possibilita a regulação da temperatura. De destacar também, as prateleiras BigBotle no interior da porta, concebidas para armazenar facilmente garrafas e ainda, o compartimento Dairy Corner, ideal para reservar produtos lácteos.

 

Frigorífico Combinado BOSCH KGE36DW40

Este combinado da Bosch com classificação A+++ é um dos frigoríficos com melhor eficiência energética do mercado, representando poupanças no consumo de eletricidade superiores a 50% face a outras opções de classe A.

Com 214 litros de capacidade líquida na área de refrigeração e 88 litros na parte do congelador, este frigorífico está dotado da melhor tecnologia Bosch. O sistema de frio ventilado Power Ventilation garante uma circulação de frio homogénea por todo o compartimento, e a opção Super Refrigeração, encarrega-se de fornecer uma dose reforçada de frio.

Já no congelador, encontra a tecnologia Low Frost, que diminui substancialmente a criação de gelo e a necessidade de descongelação manual, beneficiando a conservação dos alimentos.  Pode ativar, ainda, a opção Super Congelação que se encarrega de acelerar o processo de congelação para garantir a máxima segurança aos alimentos.

 

Arca Vertical WHIRLPOOL UW8 F2D WHBI N

De classe de eficiência energética A++ e com capacidade líquida de 260 litros, a arca vertical Whirlpool UW8 F2D WHBI N integra um sistema de refrigeração No Frost e é dotada da tecnologia 6.º Sentido de sensores de regulação de temperatura. Tem duas gavetas de grande capacidade (Max Space) e conta com uma cuvete para os cubos de gelo, não esquecendo a função de congelação rápida.

Também em destaque, a capacidade de congelação de 26 kg em 24 horas, o sistema de dobradiças especiais Fjord (possibilidade de colocação junto à parede ou aos móveis) e o indicador luminoso e sonoro de mau funcionamento. Esta arca vertical Whirlpool apresenta, ainda, um visor eletrónico na porta e tem autonomia de até 24 horas em caso de falha energética. Apresenta um consumo anual de 246 kWhr e nível de ruído de apenas 41 Db.

 

 

Máquina de lavar roupa

Sabia que se o seu agregado familiar não for superior a três pessoas, é suficiente ter uma máquina de lavar roupa até 8Kg de capacidade?

No momento de adquirir um destes equipamentos, pode ter em conta se é automaticamente feita a seleção da quantidade de detergente e de água consoante o volume de roupa na água, pois esta opção evita o consumo excessivo de água e energia.

Grande parte do consumo energético da máquina de lavar roupa encontra-se no aquecimento da água, pelo que fazer o mesmo programa de lavagem a 30ºC e a 40ºC implica uma diferença no consumo de eletricidade que pode chegar até 30%, comparando com uma lavagem a 60%.

 

CANDY Gvita Smart GVS 158 DWC3

A máquina de lavar roupa Candy GVS 158DWC3-S GrandO Vita tem capacidade de carga até 8 kg e velocidade máxima de centrifugação de 1500 rpm, inserindo-se na classe de eficiência energética A+++.

O seu  painel de controlo é simples e intuitivo e possibilita escolher entre 16 programas de lavagem através do botão rotativo. Contém, também, um ecrã digital tátil Smart Touch monocromático onde são exibidas informações sobre cada programa e onde é permitido ajustar parâmetros como a temperatura, a duração do ciclo e a velocidade de centrifugação, garantindo total controlo sobre a lavagem da roupa.

Esta máquina de lavar roupa, da Candy, destaca-se também por incluir tecnologia NFC, que possibilita a interação com smartphones ou tablets, oferecendo maior controlo e comodidade na gestão da lavagem.

 

 

Máquina de lavar louça

São um dos eletrodomésticos que mais energia consome e cerca de 90% desse consumo é destinado ao aquecimento da água. No entanto, existem comportamentos que pode adotar para poupar, tanto a nível financeiro como ambiental. Lembre-se, por exemplo, de utilizar água fria caso precise de passar a loiça por água antes de a colocar na máquina. Se tiver sempre os depósitos de abrilhantador e sal, reduzirá o consumo de energia na lavagem e secagem, respetivamente. É igualmente importante limpar frequentemente o filtro e fazer uma boa manutenção da máquina, pois esta prática melhora o comportamento energético.

 

HOTPOINT-ARISTON LFF8M132 IX

A máquina de lavar loiça Hotpoint-Ariston LFF8M132 IX é de classe energética A+++, tendo um consumo de 9 L de água por ciclo.

Com esta máquina é possível poupar sempre que usa a sua máquina de lavar loiça, graças aos seus dois braços de lavagem e 8 programas que se adequam às necessidades do utilizador.

Tem uma potência de 1900 W e um nível de ruído de 42 dB que assegura lavagens silenciosas. O cesto é regulável em altura e o sistema AquaStop protege a máquina de fugas de água.

O indicador de abrilhantador e de sal asseguram loiça sempre bem lavada.

 

 

Encastre

Existem dois tipos de fornos, a gás e elétricos. Os fornos a gás são energeticamente mais eficientes,  mas os fornos elétricos possuem etiqueta energética, o que permite ao consumidor conhecer a eficiência do equipamento. Através da categorização energética é possível compreender o volume útil do forno, distiguindo-os entre pequenos, médios e grandes.

Não abra o forno desnecessariamente, pois cada vez que o fizer perde no mínimo 20% da energia acumulada no seu interior.

Para rentabilizar ao máximo o seu forno, aproveite a sua capacidade e cozinhe, se possível, o maior número de alimentos. Desligue o forno um pouco antes de acabar de cozinhar, pois o calor residual será suficiente para acabar o processo.

Os fornos com ventilação interna favorecem a distribuição uniforme de calor, poupando tempo e, portanto, gastando menos energia, assim como os recipientes de cerâmica ou vidro retêm melhor o calor, permitindo reduzir a temperatura do forno e diminuir o consumo de energia.

Dependendo da energia que utilizam, também as placas são distinguidas em dois tipos: a gás e elétricas. Estas últimas, por sua vez, podem ser de resistência convencional, de tipo vitrocerâmico ou de indução.

As placas de indução aquecem os alimentos ao gerarem campo magnético, acabando por ser muito mais rápidas e eficientes que as elétricas. Uma placa elétrica pode necessitar de 850 W de potência para manter em ebulição 1,5 litros, enquanto uma panela com um fundo que difunda bem o calor, o mesmo exercício requer apenas 150 W.

 

Forno AEG BPE531120M

O forno elétrico de encastre AEG BPE531120M possui potência máxima de 3000 W e capacidade líquida de 71 litros, inserindo-se na classe de eficiência energética A+.

O painel de comandos, presente na parte frontal, contém dois botões rotativos que permitem regular a temperatura de cozedura entre 30º C e 300º C, bem como selecionar os 12 modos de aquecimento.

O temporizador eletrónico possibilita definir com precisão o tempo de cozedura, obtendo assim total controlo sobre a confeção dos alimentos.

Este forno elétrico, da AEG, destaca-se bastante pela inclusão de um programa de limpeza por pirólise, que carboniza as gorduras e os resíduos, facilitando imenso o processo de limpeza.

 

Placa SIEMENS Ex651fec1e

A placa Siemens EX651FEC1E apresenta uma mesa de trabalho de vitrocerâmica biselada em U, com potência máxima total de 7400 W.

Possui duas zonas de indução tradicionais de diferentes dimensões e uma zona flexInduction, com superfície de 40 x 24 cm que pode ser dividida em duas zonas iguais. A zona flexInduction permite uma maior liberdade enquanto se cozinha, uma vez que, onde quer que se coloque o utensílio de cozinha, só a superfície da placa que se encontra em contato com a base dos recipientes irá aquecer.

O painel de controlo touchSlider tem 17 níveis de potência e permite regulação individual a intensidade de calor de cada zona.

 

 

A melhor tecnologia ao serviço da eficiência energética

Para que possa tirar o melhor partido dos seus eletrodomésticos deve considerar a classificação energética do produto, com classes A+, A++ ou A+++, o consumo, que estima o consumo anual do mesmo e a classe de eficiência energética, que depende do produto. Esta classe varia entre o A e o G e indica, através de um código de cores, o nível de eficiência energética do modelo.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO