Review: ASUS ROG Rapture GT AC-5300

voltar

Qua, 27/12/2017 - 14:30

Velocidade ímpar

Vencedor de 32 prémios em diversos países, o Asus ROG Rapture GT-AC-5300, é um dos motivos pelos quais o mercado do gaming está em crescendo.

Seja pelo design arrojado ou pela performance acima da média, ninguém lhe fica indiferente.

A Magazine leva até esse lado do ecrã a review e o unboxing deste router, ideal para gaming VR ou streaming 4K, que pelo seu aspeto futurista e robusto não engana, tratando-se de uma verdadeira declaração de intenções em relação à sua performance.

 


Sem Arestas por limar

 

Com um aspeto futurista, repleto de arestas e tingido de preto mate com apontamentos em vermelho, este router da Asus é até capaz de trazer algum dinamismo à divisão de casa em que se encontre.

Ao pesar 1,8kg e ocupar o espaço respetivo às dimensões 320 x 320 x 80mm (com as antenas abertas) não passará despercebido, uma vez que se trata de um router bastante grande e pesado.

Na parte da frente apresenta seis luzes LED que indicam se está ligado, a potência do sinal, o estado da internet, Wi-Fi e a atividade de Ethernet e WPS. Neste capítulo, a ASUS poderia ter ido um pouco mais além ao atribuir uma luz LED a cada entrada Ethernet, sendo estas oito no total. Ao fazê-lo iria simplificar a resolução de problemas de conexão à rede.

 

Design que alia estética à funcionalidade

 

No geral, o seu design vai além do aspeto e torna-se também funcional com detalhes como o botão de On/Off que evitam que o utilizador tenha de retirar o cabo de alimentação e voltar a colocá-lo cada vez que necessitar de reiniciar o router.

Pura força

 

Concebido para estar na frente, o ROG Rapture GT-AC5300 está preparado para satisfazer os pedidos dos gamers mais exigentes mesmo em condições adversas normalmente propiciadas pelo gaming em VR ou pelo streaming em 4K.

 

O ROG Rapture GT AC-5300 é pura conectividade

 

A nível de conexões, apresenta duas portas USB 3.0, duas portas gaming, uma ficha DC, uma porta WAN e oito portas Gigabit LAN. Uma das características de destaque no que diz respeito às portas LAN é a possibilidade de juntar duas portas de modo a que seja possível disponibilizar uma ligação de 2Gbps,  com o requisito obrigatório de suporte para 802.3ad.

Se o seu exterior se revela bastante completo e funcional, no seu interior encontra-se a melhor tecnologia para os melhores jogadores.

 

A potência do processador Quad-Core assegura versatilidade e transmite confiança

 

Seja como base para uma LAN Party ou para aumentar a velocidade em jogos online, o processador Quad-Core de 64bit e 1,8GHz proporciona um nível de potência que não deixará margem para falhas, independentemente da tarefa que esteja a desempenhar.

Todos os gamers que primam o online, sabem quão má se pode tornar a experiência de gaming se a capacidade do Wi-Fi deixa subitamente de corresponder ao pedido. Por essa razão, a ASUS integrou neste router o RangeBoost.

 

Combinação de hardware e software para aumentar a potência do sinal

 

A combinação entre hardware e software permite que a cobertura de rede seja mais vasta através do aumento de alcance, o que melhora de forma significativa a potência do sinal de longo alcance e se revela uma grande vantagem deste router.

Tão completo quanto veloz

 

De modo a estar à altura da sua performance em estado puro, a ASUS incorporou neste router algumas funcionalidades que não só a complementam como a elevam a outro nível.

 

O ROG Gaming Center é a central de controlo deste router tão poderoso

 

O ROG Gaming Center é indubitavelmente uma das funcionalidades que mais se destaca, ao permitir monitorizar, analisar e controlar todas as características de gaming.

 

O Asus ROG Rapture é o primeiro router do mundo a incluir um sistema de aceleração com três níveis

 

O primeiro dos três níveis deve-se à otimização de duas das suas portas LAN serem otimizadas para dispositivos gaming, pelo que a totalidade de tráfego a circular através destas portas tem prioridade máxima. O segundo, deve-se à funcionalidade de Game Boost que permite analisar o tráfego de rede, cedendo prioridade aos pacotes dos jogos. Esta característica que compõe o segundo nível de aceleração pode ser ativada no ROG Gaming Center, mas a sua maior virtude é suportar as consolas mais populares disponíveis no mercado, com a Playstation 3, 4, 4 Pro e Vita, a Xbox One, a Wii U e a Nintendo 3DS. Por fim, o terceiro nível de aceleração deve-se à Gamers Private Network, que alimentada pela WTFast, proporciona ligações privadas à internet e otimizadas de acordo com os servidores de jogos. Graças a esta funcionalidade, o ping e a latência são minimizados e a jogabilidade torna-se mais suave, sendo o lag anulado.

 

O ASUS ROG Rapture dispõe de VPN Fusion para velocidades superiores

 

Porque no que ao gaming diz respeito a velocidade é chave, O ROG Rapture GT AC-5300 vê integrada no seu leque de funcionalidades a VPN Fusion, para que seja possível disponibilizar uma VPN e uma ligação de rede normal ao mesmo tempo.

Esta característica é essencial na hora de manter velocidades elevadas mesmo quando outros utilizadores da rede precisam de uma VPN. Contudo, esta característica apresenta um senão: apenas pode ser suportada através de uma atualização de firmware.

 

Várias bandas Wi-Fi permitem uma melhor distribuição de rede para vários dispositivos

 

Como este ROG Rapture possui várias bandas Wi-Fi, é possível dedicar em exclusivo uma das suas bandas de 5GHz aos dispositivos gaming. Isto permite aos restantes dispositivos estabelecerem ligação à internet através da outra banda de 5GHz ou da banda de 2,4GHz.

Se a velocidade é importante, a segurança não fica atrás e encontra-se a cargo do Game IPS (Intrusion Pevention System) que concede defesas extra à rede gaming através de tecnologia Trend Micro. Deste modo, não só a rede gaming fica protegida contra ataques e ameaças externas, como as neutraliza com rapidez suficiente para que as mesmas nunca cheguem a penetrar na rede e nos dispositivos -  independentemente do grau de segurança do PC, ou se o mesmo está ativo.

Desenvolvido a pensar em dar resposta às necessidades cada vez mais exigentes impostas pelo universo gaming no geral - e VR e 4K em concreto - este router da ASUS insere-se num segmento de topo que representa as ambições da maioria dos jogadores.

Velocidades máximas elevadas, proteção assegurada e suavidade na transposição da performance para o ecrã representam o que de melhor este ROG Rapture GT-AC5300 tem para dar. Além disso, todas as suas funcionalidades tornam qualquer experiência gaming em algo digno de outro mundo.

Se queres ficar a conhecer um pouco melhor este router, fica com o unboxing do Rapture GT-AC5300.


8 Pontuação

Router Asus ROG Rapture GT-AC5300


Prós

  • Design atrativo
  • Número de funcionalidades
  • Conectividade


Contras

  • Grande dimensão
  • Mais destinado a gamers avançados
  • Preço

Veredito

O ASUS ROG Rapture GT-AC5300 é o router que qualquer gamer gostaria de ter no seu leque de dispositivos gaming.

Ideal para os gamers mais experientes e para todos aqueles que desejam jogar em VR ou ter a melhor qualidade de streaming em 4K, esta é sem dúvida uma ferramenta essencial na hora de elevar a fasquia, seja em velocidade, seja em qualidade.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO