voltar há 2 meses atrás | 608 leituras

Vinyl Fever

Do pop ao rock, do hip hop ao techno, uma coisa é certa: por mais estilos ou bandas que existam, há um formato intemporal que é comum a todas elas. O vinil.

A sonoridade límpida característica dos EP’s e LP’s é uma marca inesquecível da mística que os envolve no mundo da música, por isso, a Magazine apresenta-lhe cinco discos, de artistas e estilos musicais distintos, que não vai querer deixar de fora da sua coleção.

 

 

POP

Ed Sheeran – Divide

 

Divide é o terceiro álbum de estúdio do cantor e compositor britânico Ed Sheeran e o álbum com melhor desempenho comercial de um artista masculino a solo em “terras de sua majestade”.

Depois de sucessos como “I see fire”, “Photograph” ou “Thinking ou Loud”, “Shape of You”, é o single deste álbum que tem passado, um pouco por todo o mundo, de forma ininterrupta nas rádios e que deixa todos aqueles que o ouvem verdadeiramente viciados no seu ritmo.

Divide é sinónimo de sucesso para Ed Sheeran, visto que, conseguiu ser disco de ouro em dois países, de platina em sete, dupla platina na Hungria e tripla platina na Nova Zelândia e Austrália. Ainda assim, como se tudo isto não fosse suficiente, no Reino-Unido foi cinco vezes considerado platina, tratando-se de um verdadeiro feito.

Apesar do vinil ser um formato de culto no mundo da música, muitos são os que nos dias que correm o consideram obsoleto, contudo, a verdade revela o oposto, e Divide comprova-o. Apenas ao fim de uma semana de vendas, a versão em vinil já tinha quebrado um record, tornando-se o álbum mais vendido neste formato em mais de 20 anos.

Lançado em janeiro de 2017, continua bem presente no quotidiano de todos nós. E ainda bem!

 

 

 

 

ROCK

Arctic Monkeys – AM

Os acordes contagiantes desta banda de rock britânica são responsáveis por boa parte das músicas que compõem a banda sonora da vida de muitos millennials.

AM, é o último disco lançado pela icónica banda de Alex Turner, Jamie Cook, Nick O’Malley e Matt Helders e, porventura, também o mais conhecido e reconhecido trabalho deste conjunto de Sheffield, de tal modo que alcançou o top 10 em 15 tabelas musicais de 13 países estabelecendo-se no primeiro lugar em sete delas.

Lançado em 2013, alcançou ainda a dupla platina no Reino Unido, platina na Austrália e ouro em Portugal e na Nova Zelândia, tendo vendido 157 mil cópias na primeira semana.

Das suas 12 faixas, extremamente bem recebidas pela crítica especializada e pelo público em geral, o principal destaque recai sobre “R U Mine?”, “Do I Wanna Know?” e “Why d’you only call me when you’re high?”, os três primeiros singles lançados do quinto álbum de estúdio daquela que é já considerada uma das melhores bandas britânicas de sempre.

 

 

 

 

ELETRÓNICA

Slime - Company (Deluxe Limited Edition)

Nascido e criado em Newcastle, Will Archer, mais conhecido por Slime, faz de Company o seu mais recente trabalho.

As 10 faixas de company são extremamente envolventes. Caracterizadas por uma sonoridade R&B-Pop, espelhada nas suaves melodias eletrónicas, fazem com que ninguém fique indiferente ao ouvir qualquer uma das músicas que integram este álbum.

Perfeito para começar ou terminar o dia com qualidade e de forma descontraída, Company conta com a participação especial de Selah Sue, em “At Sea Again”, George Maple em “Hot Dog” e Jeremiah Jae em “Patricia’s Stories”.

Relaxe e deixe-se envolver pela suavidade eletrónica de Slime.

 

 

 

 

HIP-HOP

Kendrick Lamar - Untitled Unmastered

Kendrick Lamar é um dos rappers do momento. Com uma ascensão meritória e inegável, Kendrick não só se revela um artista carismático através das suas faixas gravadas em estúdio, mas também graças às suas performances ao vivo.

Untitled Unmastered é o penúltimo trabalho do artista norte-americano de Compton, Califórnia, apenas precedido por “DAMN”, também este, um álbum de grande sucesso de “King Kendrick”.

Com todas as oito faixas a serem apresentadas sem designação, Untitled Unmastered é o produto final de um conjunto de faixas inacabadas do álbum anterior, “To Pimp a Butterfly”, contudo, não se pense por isso se trata de um álbum de qualidade inferior.

Numa fusão entre Hip Hop, jazz rap e funk, este, é claramente um álbum para elevar o ritmo do dia.

 

 

 

 

PORTUGUESA

Paus - Mitra

Mitra é o sexto trabalho da banda Paus. Formada por ex-elementos de bandas como Vicious 5, Linda Martini ou If Lucy Fell, veio trazer uma nova onda de frescura ao panorama musical português.

Resultado da harmonia crescente e refinada de álbum para álbum, Mitra é um disco – à semelhança dos restantes trabalhos da banda – difícil de rotular, não caindo portanto num estereótipo musical facilmente definido.

O seu sentido rítmico, fortemente vincado pelas duas baterias que pautam as batidas de cada faixa em conjunto, é uma das características que mais individualiza o conjunto musical lisboeta e que o catapulta para o patamar do invulgar.

Com um som característico mas versátil, dificilmente haverá melhor banda para acompanhar qualquer fase do dia.

 

 

 

 

Uma verdadeira experiência musical

É com todos estes bons sons que a Magazine espera enriquecer um pouco mais a sua playlist no formato mais épico de sempre: o vinil.

Se já tem um gira-discos, certamente irá querer juntar alguns destes discos à sua coleção, se ainda não tem, lembre-se que, nunca é tarde para começar algo novo. Acima de tudo, desfrute.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO