Review: Tekken 7

voltar

Dom, 18/06/2017 - 19:13

O rei das arenas 3D

Chegou para todas as plataformas e já é o rei dos jogos de luta.

Após uma longa espera, os fãs da saga de luta da Bandai Namco já podem jogar um dos melhores jogos do género e, sem dúvida, o melhor da franquia desde o Tekken 3.

Dos gráficos à jogabilidade, não esquecendo as personagens nem o sistema de jogo, esta pode mesmo ser considerada uma Gold Edition que nenhum gamer vai querer deixar de jogar.

 


Problemas no paraíso

Independentemente de no antecessor Tekken 6 o mundo se ter livrado de um mal maior, nem tudo ficou resolvido e o Clã Mishima tem ainda muito que resolver.

Nina Williams, lutadora e agente especial da organização Zaibatsu, procura desenfriadamente Jin Kazama depois dos confrontos com Azazel, uma criatura demoníaca misteriosa. E, sem um líder, o Clã Mishima encontra-se vulnerável aos ataques do ancião maligno, Heihachi.

Nascida na Irlanda, numa família de assassinos, Nina Williams tornou-se ela própria uma assassina, depois de treinada pelo seu próprio pai.

 

É exatamente com Heihachi que o Modo História de Tekken 7 começa: o clássico lutador retorna para retomar o seu lugar e lidar com os seus oponentes de longa data – entre eles, Nina. A par deste, também outras personagens inéditas emergem na história, tornando-a mais imersiva e realmente interessante, trazendo algo novo ao Modo História do jogo.

Neste modo encontra-se, novamente, uma narrativa cinematográfica a envolver o clima de jogo mas, nesta nova versão, este conteúdo está verdadeiramente aprimorado. O enredo sempre foi um dos pontos fortes do Tekken e, desta vez, a Bandai Namco resolveu aproveitar isso da melhor forma.

 

Este Tekken chega com um Modo História aprimorado, ainda mais cinematográfico que os anteriores.

 

O Modo História é divertido, apesar da sua curta duração. Assim, foi disponibilizada uma área no jogo que permite comprar todo o enredo dos jogos anteriores, com a moeda fictícia do Tekken 7, que pode ser adquirida nas batalhas ou completando objetivos.

Um jogo equilibrado e harmonioso

Mantendo o esquema clássico de botões em que os quatro principais botões são dedicados aos movimentos de braços e pernas dos lutadores, neste novo Tekken, o ângulo de aproximação das personagens modificou ligeiramente - de modo a valorizar a visualização e a garantir um melhor entendimento das lutas.

Os combos continuam a ser magníficos e a poder ser feitos com a combinação de pouco botões. Existem também facilitismos para os newbies, que poderão jogar com movimentações mais limitadas – que facilitam combates e combos – bem como na execução dos golpes especiais de cada personagem.

Para os newbies existem alguns facilitismos durante o combate, nos combos e, também, nos golpes característicos de cada personagem.

 

Ainda assim, o jogo está tão real que, ao falhar um ataque, a personagem não terá tempo para reagir e retomar a posição, mesmo se o oponente estiver de costas.

 

Mesmo durante as lutas é possível observar momentos de continuidade da história.

 

Este Tekken é o mais cruel, complexo e atrativo Tekken, graças a todas as possibilidades que são oferecidas ao jogador para vencer as lutas, dependendo da personagem escolhida, pois todas têm a sua estratégia de jogo.

A narrativa cinematográfica é presente em todos os modos de jogo, havendo planos aproximados e momentos em câmara lenta quando dois ataques se cruzam.

 

Até durante as batalhas é possível notar a narrativa cinematográfica do jogo, havendo pormenores e referências a outros capítulos de Tekken e, também, ao Modo História. Jogando tanto no Modo Arcade como multiplayer on e offline, é comum ver momentos de tensão em batalhas com direto a close-ups e slow motion, de modo a tornar o jogo ainda mais emocionante.

Pormenores brutais

Os efeitos, detalhes e pormenores deste Tekken 7 são absolutamente brutais e dignos da atual geração de consolas.

Personalizar os lutadores tornou-se, neste Tekken algo obrigatório, graças aos surreais pormenores.

 

Entrar no modo de personalização de personagens deve ser obrigatório: os detalhes das roupas dos lutadores são passíveis de contemplação. Desde pormenores de como uma camisola pode alterar a aparência de um músculo ou a silhueta de uma personagem, tudo foi pensado ao milímetro neste Tekken.

Esta preocupação com os detalhes faz com que este jogo valha o tempo de espera que teve até ser lançado.

 

Português, russo, inglês e, claro, japonês são algumas das línguas que se pode ouvir os lutadores falar.

 

De realçar ainda, os pormenores sonoros, uma vez que cada personagem fala o seu idioma nativo. Pode encontrar-se línguas como o inglês, o japonês e, até mesmo, o português, no caso das personagens brasileiras, Eddy Gordo e Christie Monteiro.

Um jogo completo com uma história viciante

O Tekken 7 é um jogo muito completo, com variadas opções de escolha quanto ao que se quer fazer.

A enorme quantidade de lutadores iniciais, os gráficos de primeira qualidade e conteúdo desbloqueável digno de realce, são entre outros, motivos pelos quais este é o rei dos jogos de luta com arena 3D.

 

Um jogo muito completo: grande variedade de personagens, gráficos de excelência e uma história viciante.

 

A única questão que fica “por resolver” é o problema dos jogos online, que funcionam, mas com pequenos impedimentos.


9.8 Pontuação

Jogo Tekken 7


Prós

  • Vasta lista de lutadores
  • Grande imersão nos combates
  • Muito conteúdo para desbloquear
  • Bom trabalho de áudio nos vários idiomas
  • Gráficos de excelência
  • Storytelling bem construído


Contras

  • Não fornece suficiente “treino” a newbies

Veredito

Para o verdadeiro jogador de casualidade, o recém-lançado Tekken 7 é o pacote completo. Uma história envolvente e bem construída, oferecendo ao jogador motivos mais do que suficientes para voltar a jogar.

Ainda assim, este é um jogo que satisfaz, principalmente, o nicho gaming de jogos de luta: certamente os jogadores mais hardcore vão “deliciar-se” com este novo jogo da Namco.

A variada lista de personagens devidamente construídos, os modos de luta totalmente atualizados e o ambiente de combate refinado fazem deste Tekken 7 o melhor desde o Tekken 3.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO