Review: Elgato Stream Deck

voltar

Sex, 30/06/2017 - 11:37

You're in control

O nome Elgato é já conhecido do mundo gaming. A marca produz hardware que captura sessões de jogo e software de edição dessas capturas para, posteriormente, serem colocadas em plataformas online, como a Steam, o Twitch ou o YouTube.

Também é do conhecimento geral, no mundo gamer, que existe uma vasta panóplia de pacotes de software que permite fazer qualquer tipo de interação durante sessões de jogo. Comentários, vozes-off feitas com hardware externo ou, até mesmo, adicionar texto podem ser algumas das funcionalidades desenvolvidas com este tipo de software, mas para isso é necessário tê-lo sempre ligado com os controlos de configuração sobrepostos no ecrã durante o jogo.

Para facilitar a vida de gamers e streamers, desta vez, a Elgato foi mais longe. Muito mais longe e trouxe, para o universo dos jogos, um gadget que difere de todos os seus outros produtos colocados no mercado: o Stream Deck, um produto que promete tornar o desencadeamento de ações digitais muito mais fácil para streamers.

 


À primeira vista...

A Elgato Stream Deck é uma pequena caixa preta que se conecta a qualquer computador através de uma porta USB.

 

Com a Stream Deck, liberte o seu génio criativo e crie conteúdos para o Twitch e o YouTube, enquanto se concentra no que mais importa: o seu público.

 

Na face principal, esta doca possui 15 botões individuais que comportam, cada um, um pequeno ecrã LCD interno, que podem ser individualmente configurados de modo a que se possam “disparar” ações e tarefas previamente personalizadas. Ao ser atribuída uma tarefa a um botão, o pequeno ecrã LCD acende de modo a mostrar qual dos “quadradinhos” será associado à função definida.

 

15 teclas LCD prontas para lançar até 210 ações eliminam a necessidade de mapear e memorizar atalhos de teclado.

 

Para que esta configuração seja possível, este gadget é acompanhado de um software – que pode ser descarregado no site da marca – que já possui, por defeito, a maioria dos recursos mais importantes para gamers.

O melhor deste produto é que a Elgato não limita a utilização desta doca ao seu próprio software, dando ao utilizador a possibilidade de emparelhá-la com outras aplicações à escolha, para que o dispositvo não seja restrito.

Pequena caixa preta com luzes

Este é um dispositivo de aparência verdadeiramente fácil de gostar, além de fácil de usar.

A doca pode, simplesmente, ser colocada em cima de qualquer superfície, ficando totalmente na horizontal, mas a acompanhá-la vem um suporte com vários ângulos de inclinação para facilitar a visão e utilização dos botões.

 

A doca tem um suporte com vários níveis que permite escolher o ângulo em que queremos colocá-la.

 

Enquanto a maior parte do dispositivo é preto fosco, a cor dos ícones das aplicações selecionadas para personalizar ecrãs de cada botão dá vida à doca. Existem vários pacotes de ícones disponíveis que permitem ao utilizador uma total personalização do dispositivo.

 

Com um jogo de cores mais vivas, a Stream Deck fica com uma aparência mais premium.

 

Optando por um jogo de cores mais vivas, a doca fica com uma aparência mais premium. Já as cores mais suaves dão à Stream Deck um visual mais elegante e subtil. A escolha é do utilizador e, uma vez que a maior parte do apelo visual provém dos monitores, e este que controla o aspeto da sua estação de transmissão.

O epicentro do fenómeno

O software é, realmente, a peça central da Stream Deck.

Ao conectar pela primeira vez a doca ao computador e iniciar o software, o utilizador vai deparar-se com uma interface bastante simples.

 

O Elgato Stream Deck integra as ferramentas que permitem controlar Elgato Game Capture, OBS, Twitch, Twitter, TipeeeStream e muito mais.

 

Do lado esquerdo, uma representação visual de como o painel da Stream Deck vai surgir. Do lado direito, uma janela rolável que mostra todas as potenciais ações que o utilizador pode selecionar, agrupadas por aplicação.

 

Personalizar o Stream Deck é fácil: Basta arrastar e soltar as ações para os botões.

 

Para configurar uma nova ação basta “pegar” e arrastá-la para um dos botões vazios. Fácil e rápido de encontrar tudo aquilo que é necessário para os melhores live streams.

Outra das opções é a de criação de pastas. Qualquer botão pode ser tornado numa pasta que, quando pressionada, dará acesso a uma nova superfície da Stream Deck – como outra qualquer pasta num computador – e onde pode criar novos botões. Esta funcionalidade torna esta doca num dispositivo que oferece muitas mais opções de ações do que os seus meros 15 botões.

As possibilidades são – quase – infinitas. Por exemplo, a predefinição de botões que executam múltiplas ações, como publicações em várias redes sociais em simultâneo, ou até mesmo, silenciar o microfone e iniciar a reprodução de música é tão simples quanto arrastar ambas as ações para o mesmo botão.

 

É por isso que este software é o epicentro deste fenómeno: com ele, a Elgato conseguiu tornar algo trabalhoso e avançado em algo acessível a todos.

Extras que a tornam admirável

Existem algumas caracterísiticas que realmente farão qualquer live-streaming gamer apaixonar-se por esta “pequena caixa preta com luzes”.

Uma delas é o facto deste dispositivo ser silencioso. As teclas da Elgato Stream Deck não fazem qualquer tipo de som quando pressionadas, não interferindo nas transmissões.

 

Silenciosa,muito prática, útil e verdadeiramente divertida!

 

Outra função curiosa é que este produto pode servir como painel de notificações, facilitando a perceção do jogador sobre como decorrem os seus live streams. Isto ajuda a que as transmissões ao vivo se tornem numa experiência muito mais interativa para o utilizador.

 

Na interface web da Elgato é possível personalizar todos os ícones utilizados nos botões da Stream Deck.

 

E, como não há duas sem três, o último recurso interessante que esta doca tem é mais para diversão pessoal, mas a Elgato lançou uma interface web que permite que o utilizador crie imagens para utilizar nos seus botões. Esta – engraçada – função ajuda a dar um toque mais pessoal à interface.


9.9 Pontuação

Stream Deck Game Capture


Prós

  • Fácil usabilidade
  • Design discreto e apelativo
  • Fácil personalização
  • Ótima relação qualidade-preço


Contras

  • Pouca quantidade de conteúdos personalizáveis

Veredito

Há realmente muito para gostar neste Elgato Stream Deck.

A interface do software é extremamente fácil de usar, excluindo a necessidade de um assistente tecnológico para criar algo poderoso.

Sem dúvida que este é um dispositivo altamente recomendado a qualquer streamer que queira dar às suas transmissões em direto uma aparência mais profissional.

Graças ao layout de fácil usabilidade, utilizar ações avançadas ou modificar o som, sem interromper a transmissão vai parecer que existe uma equipa de produção por detrás destes conteúdos.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO