voltar há 2 semanas atrás | 5035 leituras

Do Mundo da Literatura para as Telas do Cinema

Há livros que são verdadeiras obras de arte. Livros que colam o leitor às páginas, que o prendem a cada palavra.

Há livros que fazem o leitor entrar história adentro e sentir que este é parte integrante do relato.

Dentro desses livros há personagens que marcam, personagens que, por vezes, parece até que já se conhecem faz tempo e pelas quais se apaixona.

Há livros tão bons que acabam por virar filmes e que, tal como estes, acabam por ser verdadeiras obras de arte.

A Magazine traz aos leitores cinco grandes filmes que surgiram de grandes obras da literatura.

 

 

DVD A Teoria de Tudo (2014)

A Teoria de Tudo conta a história de amor de  Jane e Stephen Hawking – Felicity Jones e Eddie Redmayne – que, durante 25 anos, partilharam algo realmente especial.

 

Contada por Jane, esta é a biografia do Físico mais famoso da atualidade e um dos maiores génios contemporâneos.

Desde a descoberta da condição de Stephen, aos 21 anos, a toda a caminhada de ambos, lado a lado.

As conquistas, as vitórias, os filhos. A luta contra a esclerose lateral amiotrófica, a força de vontade e o amor de um casal que se superou e superou todas as espetativas dos médicos que seguiam o caso do Físico.

Nomeado para os Óscares de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Banda Sonora. Uma obra magistral que garantiu a Redmayne o Óscar de Melhor Ator.

Uma verdadeira ode ao amor no seu estado mais puro.

 

 

DVD O Meu Nome é Alice (2014)

A história de Alice Howland, uma mulher que aos 50 anos se sente realizada: um casamento feliz, filhos crescidos e uma carreira de prestígio.

 

Tudo corre bem até que Alice começa a confundir palavras e a baralhar o seu quotidiano.

Depois de alguns exames é diagnosticada com Alzheimer, doença que provoca deteriorização progressiva e irreversível de memória, atenção, concentração, linguagem e, até, do próprio pensamento.

O Meu Nome é Alice, protagozinado por Julianne Moore, conta a história de uma mulher lutadora que está determinada em viver um dia de cada vez e superar cada contrariedade da forma mais ponderada possível.

Alice vive cada momento consciente de que, brevemente, a doença se apoderará e a fará perder totalmente a forma como perceciona o mundo.

Vencedor do Óscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Atriz, este filme retrata a tragédia, o sofrimento e a dor de um doente de Alzheimer.

Retrata uma mulher indomável, em luta contra as traições da sua própria mente, sem nunca perder a fé em si mesma, à memória da sua vida e de um amor inigualável.

 

 

DVD A Casa da Sra. Peregrine para Crianças Peculiares (2016)

Produzido por Tim Burton, o conhecido realizador de Eduardo Mãos de Tesoura e Noiva Cadáver, A Casa da Senhora Peregrine para Crianças Peculiares é a adaptação da obra homónima que foi considerdo o melhor livro de literatura juvenil.

 

Uma obra cheia de fantasias e suspense, que conta a história de Jacob Portman, um rapaz que, em criança, ouvia atentamente as histórias do avô sobre o orfanato onde cresceu.

Mais tarde, Jacob sofre com a inexplicável morte do avô e decide encontrar o suposto lugar onde o ancião tinha sido criado.

Na sua viagem o jovem conhece Emma e, graças a esta, encontra o sítio mágico, onde viviam crianças com poderes muito peculiares e a Senhora Peregrine, uma mulher dedicada e que protegia quem vivia no orfanato das ameaças dos “hollows” – uns monstros liderados pelo mal-intensionado Senhor Barron.

É então que Jacob descobre que tem também ele a sua peculiaridade: Jacob é o único que consegue ver os “hollows”, tornando-se o jovem uma ajuda fundamental para as crianças peculiares e a Senhora Peregrine.

 

 

DVD A Rapariga no Comboio (2016)

A Rapariga no Comboio é um dos melhores livros que passaram para as grandes telas, na segunda década do século XXI.

 

Rachel viaja de comboio todos os dias. No mesmo comboio. Já conhece a viagem e a paisagem, tanto quanto conhece a casa número 15 e o casal que nela vive.

Certo dia, Rachel é testemunha de algo chocante durante a viagem – mas o comboio não pára e Rachel segue viagem.

Com o passar dos dias, a rapariga, que viajava todos os dias no mesmo comboio, descobre que Megan, a mulher do casal da casa número 15, está desaparecida. Então, Rachel decide ir à polícia contar aquilo que viu, naquele dia, naquela viagem, no mesmo comboio de sempre.

Com este relato, a rapariga passa a envolver-se em vários acontecimentos desencadeados pela sua “confissão”.

Uma história de fazer qualquer um prender-se ao ecrã, com suspense na medida certa.

 

 

DVD As Cinquenta Sombras Mais Negras - Edição Colecionador

Depois de um final atribulado, no primeiro filme da saga “50 Sombras”, o segundo filme relata o reatar de uma relação quase amor-ódio entre Christian Grey e Anastasia Steele.

 

Quando o magoado Mr. Grey tenta voltar a seduzir a, agora, bem mais cautelosa Ana – shortname da personagem Anastasia – acordam que irão ambos fazer um esforço pela relação e Ana exige novas regras para que seja possível manterem-se juntos.

Quando ambos começam  a ganhar confiança e a encontrar estabilidade como casal, começam a surgir figuras obscuras do passado de Grey, na vida de Ana.

O desconforto volta à relação e Anastasia está cada vez mais assustada e menos confiante em si mesma.

Ainda assim, Grey não desiste e está determinado em não deixar que ninguém destrua as esperanças num futuro conjunto ao lado de Ana.

 

 

Do papel para as grandes telas

Se não é adepto de livros ou não tem tempo para ler estas obras de arte da Literatura, pare no sofá aí de casa, sente-se confortavelmente. Faça pipocas. Convide alguém e delicie-se com estas verdadeiras masterpieces da sétima arte.

DESEJA APAGAR ESTE POST? SIM NÃO